Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a saúde como um direito humano na sua Constituição, assim, foi também estabelecido o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde que nasce do compromisso da OMS de destacar a saúde como um direito humano fundamental e uma questão prioritária no desenvolvimento sustentável das nações.
O tema de 2024 é “Minha saúde, meu direito” e foi escolhido para “defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação”.
Ao longo dos anos, essas datas têm-se apresentado como uma plataforma essencial para campanhas históricas ao redor do mundo, enfatizando não somente na necessidade de políticas públicas eficientes, mas também no papel de cada indivíduo na construção de uma sociedade mais saudável, assim como conscientização de práticas saudáveis e a prevenção de doenças.
As campanhas vão muito além do âmbito clínico e médico, tocando em aspectos socioeconômicos e educacionais que direcionam para uma vida mais plena e saudável. Consolidaram a relevância dessas datas comemorativas o aumento da compreensão sobre segurança alimentar, o reconhecimento da importância da saúde mental e a promoção de um estilo de vida ativo.
Contudo, nas Américas, quase 30% da população tem necessidades de cuidados de saúde não satisfeitas, uma situação que se agrava nos países de baixos rendimentos e nas comunidades mais empobrecidas e vulneráveis. O vigésimo primeiro século trouxe consigo desafios sem precedentes para a saúde global: avanços tecnológicos, mudanças climáticas e emergências sanitárias, como a pandemia de COVID-19, redefiniram a maneira como enxergamos e lidamos com a saúde.
Por todo o já mencionado, o Dia Mundial da Saúde mantém-se como importante inspiração do compromisso coletivo com o bem-estar, exigindo uma reflexão contínua sobre as práticas adotadas e os caminhos a seguir para garantir a saúde para todos.
Nós, do Espaço Luzes, mantemos este compromisso, trabalhando com ciência e afeto na educação, promoção e cuidado das pessoas para preservar o bem-estar e a saúde em todos seus âmbitos. É este esforço mútuo que vai levar à consecução e continuidade do direito à saúde para a humanidade.