Nesta semana, no dia 19, comemoramos o dia do esportista. A data foi criada pela Lei 8.672/1993, conhecida como Lei Zico. Ainda que esta tenha sido substituída pela Lei Pelé, Lei 9.615/1998 que definiu que deveria ser no dia 23 de Junho, coincidindo com o dia Olímpico, continuamos a comemorar no dia 19 de fevereiro.
Seu objetivo é incentivar e apoiar a prática esportiva, reconhecendo e valorizando o esporte e quem o pratica, mostrando sua importância para a transformação individual e social. O esporte tem um papel fundamental na promoção da saúde, bem estar e no desenvolvimento humano.
A atividade física nos traz inúmeros benefícios, já reconhecidos e constatados pela ciência. No aspecto físico, previne doenças cardiovasculares e contribui para o cuidado do sistema musculoesquelético, principalmente. No âmbito mental, melhora o humor, diminui o estresse e previne a depressão, auxilia na qualidade do sono, aumenta a concentração e melhora o convívio social.
Mas, esportista não é apenas o atleta profissional, é toda pessoa que pratica um esporte o que se interessa por esporte.
A prática de um esporte de alto rendimento requer de uma série de elementos que são primordiais para o desempenho adequado. A rotina de um atleta deve ser bem regrada e disciplinada; treinamentos, dieta apropriada, sono reparador e cuidado da saúde mental fazem parte desta rotina.
O atleta tem que treinar diariamente por algumas horas se superando constantemente, para isso é necessário manter o foco, a disciplina e a dedicação. Tudo isso pode exigir privações pessoais e muitas vezes abrir mão de eventos sociais e familiares.
São muitos os desafios a serem superados: Cansaço físico e mental, desgaste físico, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, pressão psicológica, lesões, apoio financeiro, entre outros.
Tudo isso que muitas vezes é invisível aos olhos do público, é a realidade constante na vida dos atletas comprometidos com sua prática. Para manter o equilíbrio emocional, físico e a motivação é fundamental contar com o apoio psicológico profissional.
Se está pensando em começar uma prática desportiva ou uma atividade física, tem que analisar suas capacidades e limites pessoais e até onde você está disposto a chegar nessa jornada.
Boas práticas desportivas! Vamos nos desafiar!