Fale conosco
Janeiro branco: - Espaço Luzes
Location
Fone:

(11) 2366-0337

Janeiro branco:

blog details

Janeiro branco:

02 Jan

E aí está ele!!!!
"2024"
Seja bem vindo !!
E novamente o ciclo se inicia...
Quais seus planos, suas metas para o novo ano? E como foram as festas? Ficou feliz? Curtiu? Não curte muito festas?
Independente de suas respostas este papo te interessa.
Você sabia que há 10 anos acontece a campanha do janeiro branco? Trata-se de uma campanha internacional que conta com 194 países signatários e, no Brasil já existem leis municipais, estaduais e federal que apoiam e reconhecem a importância da mesma.
Segundo a Organização Pan Americana de Saúde “Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. O abuso sexual infantil e o abuso por intimidação são importantes causas da depressão. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental.”
Mas o que propõe esta campanha e o porquê de seu nome?
Com a campanha se propõe:
·        Promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental;
·        Oferecer informações acerca da questão oferecendo ferramentas de modo a inspirar e mobilizar as pessoas e a sociedade em defesa da saúde mental;
·        Combater o preconceito e os estigmas em torno do assunto.
O tema deste ano é “Saúde mental enquanto há tempo”
Considerando que janeiro é um mês em que as pessoas buscam refletir sobre sua vida e planejar metas para o ano, o branco diz respeito ao papel onde costumamos escrever nossas metas.
É extremamente relevante falar deste tema pois já em 2019, cerca de 1 bilhão de pessoas sofriam com transtornos mentais. 70% destes não acessam tratamentos. Nos países ricos cerca de 70 % são atendidos e nos países pobres cerca de 12% apenas. Esta condição impacta a vida pessoal, social e profissional dos indivíduos que sofrem com ansiedade, depressão e demais problemas de saúde mental.
Vamos prevenir e tratar a “Saúde mental enquanto há tempo”?

Equipe de saúde e bem estar do Espaço Luzes